Peer- mentoring: promotion of self-regulation strategies in primary school children
MAGALHAES, DARLENE ISABEL FERRAZ
Thesis
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
A relevância da autorregulação como uma competência fundamental para o sucesso académico e
aprendizagem ao longo da vida está bem documentada na literatura existente. A intervenção precoce
para desenvolver competências de autorregulação é vital durante fases críticas de desenvolvimento,
quando as crianças começam a apreender conceitos e comportamentos mais complexos. Isto assegura
que os alunos recebam apoio personalizado para atender às suas necessidades em evolução. Apesar da
robusta evidência que destaca a sua importância, a instrução explícita de estratégias de autorregulação
da aprendizagem é rara no 1º. Ciclo do Ensino Básico, comprometendo o seu desempenho. Este estudo
apresenta os resultados de uma intervenção preventiva de mentoria por pares, desenhada para
desenvolver competências e estratégias de autorregulação em alunos do 2.º e 4.º ano de escolaridade.
A amostra compreende 15 díades de alunos do 1º. CEB com idades entre os 7 e os 10 anos. Foram
conduzidas entrevistas microanalíticas com os alunos em quatro momentos: uma vez antes, duas vezes
durante e uma vez depois das sessões de mentoria por pares. Os resultados indicaram um aumento
geral nas disposições motivacionais e no envolvimento dos participantes, bem como a aquisição de
conhecimento declarativo das estratégias de autorregulação abordadas nos estudantes do 2.º e do 4.º
ano. No entanto, os alunos tiveram dificuldades em aplicar as estratégias de forma eficaz no contexto da
mentoria por pares e até mesmo transferir para outros contextos. Adicionalmente, exibiram baixos níveis
de metacognição e reflexão limitada sobre o seu progresso e desempenho. Os resultados contribuem
para informar práticas educativas que permitam melhorar as competências de SRL no ensino primário.
The relevance of self-regulation as a fundamental skill for academic success and personal growth
is well-documented in extant literature. Early intervention to develop self-regulation skills is vital during
critical developmental stages when children begin to grasp more complex concepts and behaviors. This
ensures that students receive tailored support to meet their evolving needs. Despite robust evidence
highlighting itsimportance, explicit SRL instruction is rare in primary education, resulting in many students
exhibiting inadequate SRL skills. This study presents the results of a preventive cross-age peer-mentoring
intervention designed to develop SRL skills in 2nd and 4th-grade students. The sample consisted of 15
dyads of primary students aged 7 to 10. Microanalytic interviews were conducted with students in 4waves:
once before, twice during, and once after the peer-mentoring sessions. Results indicated an overall
increase in participants’ motivational dispositions and engagement and the acquisition of SRL declarative
knowledge for both 2nd and 4th graders. However, students struggled to apply the strategies effectively
within the program’s context or in different settings. Additionally, they exhibited low levels of metacognition
and limited reflection on their progress and performance. These findings may support the development
of future programs and inform teaching practices to enhance SRL skills effectively.