A perspetiva dos pais sobre o (in)sucesso escolar: dos significados à autorregulação
Rodrigues, Adriana Rita Dias da Silva
Thesis
Tese de doutoramento em Psicologia
(área de especialização em Psicologia Clínica)
O rendimento académico é uma das temáticas que mais tem sido alvo da investigação
em psicologia da educação (Stoeger & Ziegler, 2005), sendo a autorregulação da aprendizagem
uma perspetiva que tem analisado as competências e estratégias associadas ao (in)sucesso
(Rosário, 2004; Zimmerman, 2008). Para se promover o sucesso académico é necessário
compreender o fenómeno do (in)sucesso, analisando as perspetivas dos agentes que nele
intervêm, nomeadamente os alunos e os pais. O envolvimento parental tem sido apontado na
literatura como tendo um impacto no desenvolvimento de competências autorreguladoras da
aprendizagem (Xu, Benson, Mudrey-Camino & Steiner, 2010) e como um dos fatores que
influenciam de modo direto ou indireto o rendimento académico dos alunos (Hoover-Dempsey &
Sandler, 1997). Assim, pretendemos com esta tese, através de uma lente de autorregulação da
aprendizagem, compreender como o (in)sucesso académico dos alunos é percebido pelos pais.
Efetuámos, para tal, dois estudos qualitativos.
O primeiro estudo tem por objetivo compreender como os pais de alunos com
trajetórias escolares de sucesso e de insucesso percecionam o percurso e o rendimento
académico dos seus filhos. Para tal, entrevistámos 44 pais de alunos de sucesso e insucessoa
matemática em fim de ciclo (6.º e 9.º anos de escolaridade), em três momentos distintos: início,
meio e fim do ano letivo. Os resultados da análise de conteúdo (Schilling, 2006) agrupam as
sete categorias mais salientes em dois domínios: autorregulação da aprendizagem (auto-eficácia
e auto-conceito académico; estabelecimento de objetivos; interesse pela matéria ou disciplina; esforço e trabalho pessoal; adequação do comportamento) e envolvimento parental (controlo;
disponibilidade). Conclui-se que as perceções dos pais acerca do percurso académico dos filhos
são estáveis ao longo do ano letivo e verifica-se a existência de marcadas diferenças entre as
construções dos pais de alunos com trajetórias de sucesso (e.g., caracterizam os filhos como
autorreguladores competentes e consideram o seu envolvimento na vida escolar dos filhos como
proativo) e as construções dos pais de alunos com trajetórias de insucesso (e.g., descrevem os filhos como autorreguladores inexperientes e caracterizam o seu envolvimento na vida escolar
dos filhos como reativo).
Por sua vez, o segundo estudo contempla a análise de conteúdo das grelhas de
repertório administradas a 46 participantes (23 díades de pais-alunos do 2.º e 3.º Ciclos do
Ensino Básico com trajetórias de insucesso a matemática), com o objetivo de compreender o
modo como os pais e os alunos com trajetórias de insucesso académico constroem o significado
pessoal acerca de um aluno ideal. Dois juízes independentes analisaram os construtos elicitados
de acordo com o Sistema de Classificação dos Constructos Pessoais (Feixas, Geldschläger &
Neimeyer, 2002), identificando as categorias temáticas dos constructos codificados.
Posteriormente, foi efetuada uma análise intra e inter-grupo dos construtos categorizados. Os
resultados encontrados evidenciam, por um lado, que a maioria dos pais e dos alunos não
associa o aluno ideal com o aluno atual. Por outro lado, verifica-se que a responsabilidade
pessoal e a simpatia são os construtos categorizados mais próximos a um aluno ideal (e aos
elementos com ele positivamente correlacionados) que foram transversais a todos os grupos.
Academic achievement is an issue that has been investigated in Educational
Psychology (Stoeger & Ziegler, 2005). Self-regulated learning is a perspective that has analysed
the skills nd strategies associated with achievement (Rosário, 2004; Zimmerman, 2008). In order
to promote high achievement it is necessary to understand its phenomenon, especially through
the understanding of the perspectives of the agents that intervene in it, mainly students and
parents. Parental involvement has been mentioned as having an impact on the development of
self-regulated learning skills (Xu, Benson, Mudrey-Camino & Steiner, 2010) and as one of the
factors that influence direct or indirectly students’ academic achievement (Hoover-Dempsey &
Sandler, 1997). So, with this project, and through a self-regulated learning lens, we intend to
understand how student’s academic achievement is perceived by parents. For that, we have
developed two qualitative studies.
The fist study aims at understanding understanding how high and low achievers’
parents perceive their children’s academic pathway and achievement. This way, we interviewed
44 parents of high and low achievers in middle school in three moments: beginning, middle and
end of the school year. The content analysis (Berelson, 1952; Schilling, 2006) show that the
seven most significant categories belong to two domains: self-regulation (self-efficacy and self
academic concept; academic goals estabblishment; interest; personal effort and academic work;
academic behavior) and parental involvement (control and availability). We concluded that
parents’ perceptions about children’s academic pathways are stable over time. We also noticed
that there are significant differences between the constructions of high achivers’ parents and the
constructions of low achivers’ parents. So, the first group characterize their children as competent self-regulated learners and they consider their involvement in their children’s
academic life as proactive. Low achivers’ parents describe their children as unexperienced selfregulaters
and they characterize their involvement in their children’s academic life as as reactive.
The second study aims at understanding the way low achivers and thei parents
construct the personal meaning about an ideal student. So, we analysed the content of 46 repertory grids (23 dyads of middle school low achievers and their parents). Two independent
judges analysed the elicited construts according to the Classification System for Personal
Constructs (Feixas, Geldschläger & Neimeyer, 2002), identifying the thematic categories of the
codified constructs. We have also done an intra and inter-group analysis of the categorized
constructs. On one hand, the results show that the majority of parents and students don´t
correlate the ideal student with the actual student. On the other hand, it is noticed that personal
responsibility and kindness are the categorized constructs that are closer to an ideal student and
to the elements that are positively related to him/her.