Skip to main content

Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários

Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários

Sampaio, Rita Karina Nobre

;

Polydoro, Soely Aparecida Jorge

; Rosário, Pedro
| 2012 | URI

Journal Article

Todo estudante é capaz de autorregular sua aprendizagem, ou seja, monitorar,
regular e controlar sua cognição, motivação e comportamento tendo em vista seus
objetivos. Contudo, alguns procrastinam tarefas acadêmicas, podendo prejudicar a
aprendizagem e o desempenho. A procrastinação se caracteriza pelo adiamento não
estratégico de ações, decorrente da disfuncionalidade no processo de
autorregulação. O presente estudo objetivou descrever e analisar a relação entre a
autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica de universitários.
Participaram 663 estudantes, entre 18 e 56 anos, que consentiram responder ao
Inventário de Autorregulação da Aprendizagem e à Escala de Procrastinação
Acadêmica. O conjunto de resultados indicou que os universitários da amostra
autorregulam a aprendizagem entre algumas e muitas vezes, bem como,
apresentam índices de procrastinação entre poucas a algumas vezes. Além disso,
houve correlação negativa e significante entre a procrastinação acadêmica e a
autorregulação da aprendizagem.
Students areable to self-regulate their learning, in the other words, monitor, regulate
and control their cognition, motivation and behavior oriented by their learning goals.
However, some students procrastinate their academic tasks, this way affecting their
learning and academic achievement. Academic procrastination has been
characterized by the postponement of non-strategic actions, resulting
from dysfunction in the process of self-regulation. The current study aimed at
analyzing the relations between self-regulation learning and academic
procrastination. The sample was comprised by 663 students, between 18 and 56
years, who agreed to participate. The results show that students can self-regulate
their learning from a few to many times, and also had rates of procrastination from a
few to several times. There was found a negative and significant correlation between
academic procrastination and self-regulation learning.

Publicação

Ano de Publicação: 2012