Narrative writing proficiency in children with and without attention deficit/hyperactivity disorder
Costa, Núria Micaela Perpétua da
Thesis
Dissertação de Mestrado em Educational Psychology
A escrita é uma tarefa de extrema importância, e a sua produção em grupos de crianças com
desenvolvimento atípico merece ser estudado, uma vez que as crianças com PDAH têm
geralmente piores resultados em tarefas de escrita narrativa do que os seus pares sem PDAH.
Os principais objetivos deste estudo são analisar as diferenças na construção de narrativas
entre uma tarefa com uma sequência de imagens e uma tarefa com uma instrução escrita, e
verificar se o vocabulário, a memória de trabalho e a atenção são preditores da proficiência
na escrita. Portanto, dois grupos de crianças, um com alunos de desenvolvimento típico (n=63)
e outro constituído por crianças com PDAH (n=5), foram submetidos a testes padronizados
para o QI, o vocabulário, a memória de trabalho e a atenção. Depois disso, foram submetidas
a duas tarefas de escrita de narrativas. Os resultados mostram que uma tarefa narrativa com
um estímulo visual aumenta a produtividade na escrita em ambos os grupos, sendo que o
grupo com desenvolvimento típico apresentou pontuações mais elevadas em ambas as
tarefas narrativas. O vocabulário, a memória de trabalho e a atenção não se revelaram
preditores da proficiência na escrita.
Writing is a tremendously important task, and its development in atypical developing groups
is worth studying, given that children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder generally
do worse in narrative writing tasks than their typically developing peers. The main objective
of this study is to analyze the differences in the construction of a narrative between a task
with a visual stimulus (six images) and a task with a written instruction, as well as ascertain
whether vocabulary, working memory and attention are predictors of writing proficiency in
children with and without ADHD. To achieve this, one group of typically developing children
(n=63) and one group of children with ADHD (n=5) were assessed with standardized tests for
working memory, attention, vocabulary, and IQ. After that, they completed two narrative
writing tasks. Results show that a narrative task with a visual stimulus increases the
productivity in writing in both groups, although the typically developing group showed higher
scores in both narrative tasks. Vocabulary, working memory and attention were not significant
predictors of writing proficiency.