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Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: da idade escolar até à idade adulta

Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: da idade escolar até à idade adulta

Martins, C.

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Barreto, Ana Luisa

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Castiajo, Paula Maria Santos

| Instituto Superior de Psicologia Aplicada | 2013 | DOI

Journal Article

A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.
Theory of mind, as a sociocognitive developmental milestone emerging in the preschool years, is defined as the ability to understand and attribute mental states - desires, cognitions, beliefs and emotions - to oneself and to others, which allows for the prediction and interpretation of others' behavior (Astington & Barriault, 2001). But how is theory of mind characterized, in normative development, across the lifespan? And how is it assessed? The present paper aims to answer both of these questions through a theoretical revision of this construct in the context of the normative development during school age, adolescence and adulth ood, and a synthesis of the main methodologies developed for its assessment.
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info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Publicação

Ano de Publicação: 2013

Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Identificadores

ISSN: 0870-8231