Stalking entre jovens : da sedução ao assédio persistente
Grangeia, Helena Maria Fernandes
Thesis
Tese de doutoramento em Psicologia
(área de especialização em Psicologia da Justiça)
A omnipresença indesejada de outro, a imprevisibilidade e o risco iminente
constituem aspetos inerentes à vitimação por stalking. Esta é tipicamente uma
experiência com graves implicações no bem-estar físico, psicológico e social das
vítimas. No entanto, não é óbvio que esta seja assim entendida, uma vez que o stalking
não é ainda amplamente reconhecido em Portugal como uma forma autónoma de
violência interpessoal. Partindo desse contexto, um objetivo central deste trabalho
consiste em compreender como é que esta conjetura de relativa invisibilidade social do
stalking molda as perceções das vítimas, dos stalkers e das audiências. Particularmente
procura-se captar e estudar os processos de definição e significação social do stalking e
as suas implicações a nível individual. Pretende-se, por último, contribuir para o
reconhecimento e o debate informado sobre o stalking em Portugal para que se
desenvolvam políticas e práticas efetivas que obstem a manifestação do stalking e
garantam respostas proporcionais às necessidades sentidas pelas vítimas. Tais intenções
conduziram ao desenvolvimento dos cinco capítulos apresentados – duas revisões
teóricas e três estudos empíricos. Estes últimos assentam numa pluralidade
metodológica estritamente relacionada com os objetivos específicos de cada um.
Assume-se, portanto, o pragmatismo como grelha concetual que advoga uma ligação
estreita entre teoria e prática e favorece a multiplicidade metodológica face à
abrangência da questão de investigação. Na tentativa de aproximação ao objeto de estudo foram desenvolvidos duas
revisões teóricas. A primeira permitiu um mapeamento atualizado do conhecimento
científico sobre o stalking no panorama internacional. A discussão teórica que o integra
procurou evidenciar pontos de convergência e de descontinuidade entre perspetivas
conceptuais e empíricas. Sobressai deste estudo a multiplicidade de definições e
perspetivas teóricas, resultante de um objeto de estudo apenas recentemente explorado.
Contrastantes com a ambiguidade da sua definição, surgem evidências de uma
inquietante prevalência na população em geral e do potencial nocivo que a vitimação
por stalking encerra. No segundo trabalho teórico percorreu-se o processo de construção
social do stalking, particularmente evidente nos países anglo-saxónicos, desde a sua
invisibilidade até ao seu atual estatuto como um problema social e de justiça criminal.
Contrapondo com as medidas judiciais e sociais decorrentes do reconhecimento apresentam-se as implicações resultantes da invisibilidade do fenómeno no contexto
nacional. São discutidas particularmente as dificuldades ao nível das respostas eficazes
dirigidas às vítimas quando a experiência de stalking não é reconhecida
autonomamente.
Relativamente aos estudos empíricos, numa primeira fase o stalking foi
abordado como um possível extremo de uma perseguição relacional indesejada. O
objetivo era compreender o processo em que uma rejeição amorosa se poderá
transformar numa perseguição com caráter intrusivo. Através de um questionário de
autorrelato, especialmente construído para o efeito, foram inquiridos 388 jovens
universitários sobre as suas experiências de rejeição amorosa. Os resultados indicaram
que a perseguição relacional indesejada é uma experiência muito comum entre os jovens
universitários, com caraterísticas que se coadunam com as definições mais
conservadoras de stalking. Porém, no que respeita aos comportamentos de stalking,
apenas a presença de ameaças claras e violência concreta predizia uma reação negativa
do alvo. O género surge como um importante fator diferenciador ao nível das perceções,
dado que os homens – quer como alvos, quer como perseguidores – apresentam
genericamente versões mais brandas da sua experiência comparativamente às mulheres
inquiridas, sugerindo a existência de um padrão duplo de entendimento destas
experiências. No segundo estudo, através de um inquérito online, procurou-se aceder à prevalência e às perceções de legitimação associadas à vitimação e perpetração do
stalking entre jovens universitários. Das 3367 participações analisadas verificou-se uma
prevalência autorrelatada de 34.5% de vitimação e 8.9% de perpetração. Fatores tais
como a existência de uma relação íntima prévia entre vítima e stalker, a experiência de
medo pela vítima e a coocorrência de ameaças e violência prediziam níveis mais
elevados de desaprovação da conduta, tanto nas vítimas como nos stalker. O último
estudo procurou compreender as dinâmicas culturais que sustentam o comportamento
de stalking. Foram analisados criticamente dois tipos de dados conversacionais:
declarações de vítimas de stalking publicadas online e grupos de discussão com jovens
estudantes do ensino secundário e universitário. Da análise emergem construções
discursivas que apresentam o stalking, por um lado, como uma forma legítima de
sedução, especialmente se os stalkers forem do sexo masculino ou, por outro, como uma
expressão de uma patologia, particularmente se as stalkers forem mulheres. Estas
construções discursivas implicam, por último, a descredibilização das vítimas e a desresponsabilização dos stalkers.
The unrequited omnipresence of other, the unpredictability and the imminent
risk are all aspects of stalking victimisation. This is typically an experience with serious
implications for the physical, psychological and social wellbeing of its victims.
Nevertheless, it is not obvious that this is the common understanding, since stalking is
not yet fully recognised in Portugal as an autonomous type of interpersonal violence.
Drawing from this context, the central aim is to understand how the conjecture of
relative social invisibility of stalking may shape the perception of victims, stalkers and
audiences. Particularly, this work seeks to know and study the processes of stalking
definition and signification and its implications at individual level. Ultimately, it is
intended to contribute for the recognition and an informed debate on stalking in
Portugal that imply effective policies and practices to hinder the manifestation of
stalking and to assure responses that are proportional to victim’s needs. Such intentions
sustained the development of the five chapters presented – two theoretical reviews and
three empirical studies. The empirical studies are based on a methodological plurality
strictly related with its specific aims. Thus, pragmatism is assumed as a conceptual
framework, which sustains a close link between theory and practice and promotes the
methodological multiplicity when considered the scope of the research question.
In an attempt to approach the study object, two theoretical reviews have been
developed. The first one allowed the updated mapping of the scientific knowledge about
stalking on the international scene. The theoretical discussion included in this review
sought to highlight points of agreement and of discontinuity amongst conceptual and
empirical perspectives. In this study, a multiplicity of definitions and theoretical
perspectives emerges from an object of study that had only recently begun to be
explored. Contrasting with the ambiguity of its definition, there are evidences of a
worrying prevalence on the general population and of the harmful potential associated to the stalking victimisation. In the second theoretical work the process of the social
construction of stalking was followed from its invisibility to its current status as a social
and a criminal justice problem, which was particularly evident in Anglo-Saxon
countries. In contrast with the judicial and social measures that arise from the
phenomenon recognition, the implications resulting from its invisibility in the national context are presented. Because stalking experience is not autonomously recognised, the
difficulties of effective victim-support responses are particularly discussed.
Regarding the empirical studies, stalking was firstly approached as a possible
extreme of an unwanted relational pursuit. The aim was to better understand the process
in which a love rejection can turn into an intrusive pursuit. A self-report questionnaire
specially designed for this study was used, and 388 young college students were
inquired about their experiences of love rejection. Results indicated that the unwanted
relational pursuit is a very common experience among the young college students, with
shared characteristics with more conservative stalking definitions. Nevertheless, in what
concern stalking behaviours, only the presence of clear threats and concrete violence
predicted a target’s negative reaction. Gender emerged as an important differentiator
factor at the perceptions level, since men – both as targets and as pursuers – generally
presented soften versions of their experiences than the inquired women, suggesting the
existence of a double standard for the understanding of those experiences. In the second
study, an online questionnaire was used in order to access the prevalence and the
perceptions of legitimacy associated to stalking victimisation and perpetration amongst
young university students. From the 3367 analysed participations, the self-reported
prevalence was 34.5% for victimisation and 8.9% for perpetration. Factors such as the
existence of a previous intimate relationship between the stalker and the victim, the victim’s experience of fear and the co-occurrence of threats and violence predicted
higher levels of conduct disapproval for both victims and stalkers. The last study aimed
to understand the cultural dynamics that sustain stalking behaviour. Two types of
conversational data were critically analysed: statements of stalking victims posted
online and focus groups with young high school and college students. From the analysis
emerged discursive constructions that present stalking as a legitimate way of seduction
especially if male stalkers are involved or, on the other hand, as an expression of
pathology, particularly if stalkers are women. Ultimately, these discursive constructions
imply de discredit of the victims’ experience and the unaccountability of stalkers.