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Representações de educação e de escola em pais com baixos níveis de escolarização: relações com o sucesso e com o insucesso escolar dos filhos

Representações de educação e de escola em pais com baixos níveis de escolarização: relações com o sucesso e com o insucesso escolar dos filhos

Cruz, Maria do Sameiro Gomes de Araújo

| 2013 | URI

Thesis

Tese de doutoramento em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Educação)
A desconstrução das leituras que os pais elaboram sobre o seu papel, sobre a escola, e sobre o
futuro dos seus filhos, às quais vão buscar fundamento para as coordenadas da sua ação
educativa, permite abrir caminho para a construção de leituras alternativas e para o
desenvolvimento de estratégias mais refletidas, que poderão reforçar as suas práticas ou
reajustá-las, de forma a torná-las mais adequadas e responsivas às necessidades evidenciadas.
Indo ao encontro destas ideias, no âmbito da investigação desta tese, desenvolvemos um estudo
de natureza qualitativa centrado na compreensão de significados e processos inerentes às
representações parentais de educação e de escola e na análise das suas relações com o
sucesso e com o insucesso escolar.
Mais concretamente, o estudo centra-se na compreensão das experiências e dos significados
construídos pelos pais, enquanto educadores, acerca do seu papel e da interação que
estabelecem com a instituição escolar. Com enquadramento no paradigma de investigação
construtivista, teve como opção metodológica a grounded theory (Glaser & Strauss, 1967;
Glaser, 1978; Strauss & Corbin, 1997), que orientou a recolha e a análise de dados. O estudo foi
realizado junto de 20 casais, pais de 20 alunos do 9º ano de escolaridade, com baixos níveis de
escolarização, de três escolas públicas do concelho de Barcelos. Para o efeito foram constituídos
dois grupos contrastantes, o grupo de pais de alunos considerados de sucesso escolar (n= 10) e
o grupo de pais de alunos considerados de insucesso escolar (n = 10). A metodologia utilizada
passou por uma entrevista semiestruturada, organizada em torno de questões relativas às
representações parentais de educação, de escola, e de projeções de percurso dos filhos.
Os dados foram analisados através de procedimentos da grounded theory, com recurso a
software QSR NVivo 9, e as análises efetuadas tiveram em consideração as comunalidades e as
diferenças das representações emergentes, quando comparados os dois grupos contratantes. Os
resultados fizeram emergir modelos de organização simbólica, para cada grupo de pais,
relativamente aos temas estudados, e respetivos modelos integradores, obtidos pela comparação dos dois grupos. O estudo permitiu ainda a emergência de narrativas centrais, correspondentes
às representações parentais de educação e de escola de cada um destes grupos de pais.
De acordo com os resultados encontrados, no âmbito das representações de educação, os
participantes do grupo de pais de alunos com sucesso escolar são proativos enquanto os pais de
alunos com insucesso escolar assumem uma postura de (des)culpabilização. Os modelos
emergentes, neste âmbito, têm em comum as propriedades de identidade de pais e de papel
que desempenham enquanto educadores dos seus filhos. Os resultados encontrados, no âmbito
das representações de escola, permitem concluir que os pais dos alunos com sucesso escolar
assumem, perante a escola, uma atitude de estar por dentro enquanto os pais dos alunos de
insucesso escolar procuram não estar em falta. Os modelos emergentes, neste âmbito, têm em
comum as propriedades de visão de escola e de envolvimento na escola. Já os resultados
encontrados no âmbito das projeções de percurso permitem concluir que os participantes do
grupo de pais de alunos com sucesso escolar são apoiantes dos projetos dos seus filhos,
enquanto os pais de alunos de insucesso escolar esperam pouco deles, como forma de não se
desiludirem muito. Os modelos aqui emergentes têm em comum as propriedades de projetar e
de reforçar.
Após a discussão dos resultados pudemos concluir que o estudo atingiu os objetivos
propostos e que as questões de investigação encontraram respostas claras, que fizeram emergir
modelos enformados nas representações encontradas, e narrativas diferenciadas, que foram
validadas pelos participantes do estudo. Desta forma, julgamos que esta informação pode ser
vista como um contributo válido, a ser colocado ao serviço do trabalho com famílias, tanto no
contexto escolar, como ao nível da intervenção psicológica mais alargada com famílias, na
orientação do percurso escolar dos seus filhos.
The different interpretations that a subject develops about their role as a parent and their
children school and future, in which they will get their foundation to the educational action, allow
us to set a path to the construction of alternative readings and to develop more reflected
strategies that may reinforce their practices or readjust them to their needs in a more suitable
and responsiveness way. Regarding this fact, it was developed a qualitative research focused in
the understanding of parental representations meanings and inherent processes about education
and school and their relationship with children’s academic success.
Specifically, this study is focused in the parents’ way of understanding experiences and assigns
them a meaning about their role and their interaction with the school. The empirical part of this
thesis adopted the methodological option of grounded theory (Glaser, 1978; Strauss & Corbin,
1997) that was used as the basis for data collection and analysis. Data were collected from a
sample of 20 couples with low education levels, parents of 20 students from the 9º grade from
three public schools from Barcelos municipality, in the north of Portugal. Two groups were
identified: parents of the students with academic success (n=10) and parents of the students
with academic failure (n=10). The evaluation comprised a semi-structured interview about the
parental representation of education, school and children educational path. Analyses were conducted through grounded theory using QSR NVivo 9 software and took into
account the commonality and the different emerging representations when comparing the two
existent groups. Regarding the defined themes the results shown symbolic organizational models
in each group and corresponding integrated models achieved by the groups’ comparison. The
study also allowed to detect emerging central narratives corresponding to the parental
representations of education and school for each of the groups.
Regarding the parental representations the results shows that the parents of the students with
academic success are proactive while the parents of the students with academic failure take the
blame or exonerate themselves. In this field, the emerging models have in common the
characteristics of parents’ identity and the role they play as children educators. Concerning the
school representations, the results allowed to conclude that the parents of children with academic success adopt an attitude to be within while the parents of children with academic
failure pursue not be at fault. Here, the emerging models have in common the characteristics of
school vision and school involvement. Finally, in relation to the educational path, the results
demonstrate that parents of children with academic success support their children projects while
parents of children with academic failure do not expect much from them as a way of not feel
disappointed. Within this framework the emerging models have in common the features of
project and reinforce.
After the discussion we may conclude that this study has met the defined goals and that the
response was clear. The findings of the study identified enshrined models in the parental
representations and different narratives that were validated by the study participants. In this way
we believe that this information can be a valuable contribution to the families, both in school
context as in family psychological intervention concerning the children educational path guidance.

Publicação

Ano de Publicação: 2013

Identificadores

ISBN: 101308957