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Mind-mindedness materna: preditores numa amostra de mães de bebés prematuros tardios

Mind-mindedness materna: preditores numa amostra de mães de bebés prematuros tardios

Pinheiro, Paula Raquel Moreira

| 2017 | URI

Thesis

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Considerando a importância que a qualidade dos comportamentos interativos maternos
assume no desenvolvimento do bebé, tem havido um crescente interesse pelo estudo da mindmindedness
materna. Este estudo pretendeu (i) explorar e caraterizar a mind-mindedness em
mães de bebés prematuros tardios, tendo como grupo de comparação mães de bebés de termo
e (ii) identificar os preditores da mind-mindedness em ambos os grupos. A amostra integrou
73 mães, 43 (58.9%) mães de bebés prematuros tardios. As díades mãe-bebé foram
observadas numa interação de jogo livre, que foi gravada e, posteriormente, transcrita e
cotada usando um sistema de cotação para analisar a mind-mindedness materna. Os resultados
indicaram a inexistência de diferenças ao nível da mind-mindedness entre os grupos. No
entanto, emergiram diferentes padrões de associações entre a mind-mindedness e as variáveis
em estudo nos dois grupos de mães. Nenhuma das variáveis da mãe, da gravidez, do bebé ou
da interação mãe-bebé revelaram ser preditores significativos da mind-mindedness. Os
resultados do presente estudo contribuem para ampliar o conhecimento acerca da mindmindedness
materna, identificando alguns fatores envolvidos nesta dimensão da interação
mãe-bebé.
Considering the importance that quality of maternal interactive behaviors assumes in infant’s
development, there has been an increasing interest in the study of maternal mind-mindedness.
This study aimed to (i) explore and characterize mind-mindedness in late preterm infants’
mothers, in comparison with full-term infants’ mothers and (ii) identify mind-mindedness
predictors in both groups. The sample integrated 73 mothers, 43 (58.9%) late preterm infants’
mothers. Mother-infant dyads were observed in a free toy-play interaction, which was
recorded and subsequently transcribed and coded using a coding system to analyze maternal
mind-mindedness. The results indicated no differences in terms of mind-mindedness between
groups. However, different associations patterns between mind-mindedness and study
variables emerged in both groups. No variables from the mother, pregnancy, infant or motherinfant
interaction proved to be significant predictors of mind-mindedness. The results of this
study contribute to expand the knowledge about maternal mind-mindedness, identifying some
factors involved in this dimension of mother-infant interaction.

Publicação

Ano de Publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201712857