Skip to main content

The development of racial stereotype in portuguese children

The development of racial stereotype in portuguese children

Egito, Julia Horta Tabosa do

| 2013 | URI

Thesis

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Básica)
Inúmeros estudos apontam que, além dos adultos, as crianças também apresentam viéses
raciais. Esse estudo teve por objetivo verificar se crianças de 7 a 8 anos de idade têm uma
congruência entre suas expressões implícitas e explícitas de preconceito racial. Para essa
investigação, foi aplicado uma tarefa computadorizada e adaptada do Teste de Identificação
de Armas (Payne, 2001; WIT), sendo que ainda foi realizado uma entrevista para colher
informações sobre o contato dos participantes com pessoas de diferentes grupos raciais.
Participaram 25 crianças caucasianas que relataram ter pouco contato com pessoas
Afrodescendentes. Os resultados demonstraram que no bloco em que não havia restrição de
tempo para a resposta, os participantes classificaram de uma forma precisa e rápida mais
armas do que ferramentas, independente da face que antecedia esse objeto. Mas quando as
respostas deveriam ser apresentadas até 700 ms eles foram mais rápidos em classificar os
estímulos Face Negra e Arma do que Face Branca e Ferramenta. De um modo geral, quanto a
entrevista, as crianças apresentaram ter uma atitude mais positiva em relação ao grupo de
Caucasianos e mais negativa em relação aos grupos de Negros e Asiáticos.
Numerous studies indicate that, in addition to adults, children also exhibit racial bias. This
study aims to verify whether children 7-to-8 years of age have congruous patterns between
their implicit and explicit expressions of racial prejudice. For this research, were applied a
computerized task that was adapted from the Weapon Identification Task (Payne, 2001;
WIT), and were also conducted an interview to collect information about the participants’
contact with people of different racial groups. Participants included 25 Caucasian children
who reported having little contact with people of African descent. The results show that
during the blocks in which there were no time restrictions for responses, the participants
classified more guns than tools with more accuracy and speed, regardless of which face
preceded the object. But when the responses had to be given in up to 700 milliseconds, the
participants were faster to classify the stimuli black faces and guns than white faces and tools.
According to the interview, in general children have a more positive attitude toward the
Caucasian group and a more negative attitude toward Black and Asian groups.

Publicação

Ano de Publicação: 2013

Identificadores

ISSN: 201112248