Adaptação da escala Reading Strategy Use para a população Portuguesa
Dias, Olga Alexandra Coelho Lopes
Thesis
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
A presente investigação apresenta a adaptação de uma escala de estratégias de leitura
(Pereira-Laird & Deane, 1997) para a população portuguesa. A RSU - Reading Strategy Use é
uma medida de avaliação de estratégias cognitivas e metacognitivas, constituída por 22 itens.
A amostra utilizada é constituída por 428 alunos. Os resultados da análise fatorial
confirmatória apontam para uma estrutura com dois fatores, ainda que alguns dos indicadores
de ajustamento tenham apresentado resultados inferiores aos critérios de referência. Os
valores de consistência interna são adequados. As estratégias de leitura apresentam
correlações estatisticamente significativas com a compreensão da leitura e com os resultados
em Língua Portuguesa. Os sujeitos do sexo feminino tendem a usar mais estratégias de leitura,
cognitivas e metacognitivas que os do sexo masculino. São discutidas as implicações dos
resultados e apontadas algumas das limitações do estudo e questões a abordar em
investigações futuras
This research presents the adaptation of a scale of reading strategies (Pereira-Laird &
Deane, 1997) for the Portuguese population. The RSU - Reading Strategy Use is a
measurement of cognitive and metacognitive strategies, consisting of 22 items. The sample is
composed of 428 students. The results of confirmatory factor analysis show a structure with
two factors, but with some fit indicators with results lower than the reference criteria. The
internal consistency values are appropriate. The reading strategies exhibit statistically
significant correlations with reading comprehension and the results in the Portuguese
language exams. The female participants tend to use more reading strategies, cognitive and
metacognitive than the male. We discuss the implications of the results, some of the
limitations of the study and issues to be approach in future investigations.