Conhecimento matemático: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Mesquita, Sandra Manuela Pinto
Thesis
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
O conhecimento do sistema numérico, as operações aritméticas e a resolução de problemas
são três áreas fundamentais do conhecimento matemático, cujos objectivos gerais e
específicos estão actualmente consagrados, no sistema de ensino Português, no Programa e
Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico. No sentido de se avaliar a congruência
do conhecimento matemático dos alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico com as metas
curriculares, 999 participantes responderam a uma Prova de Conhecimentos de Matemática
(Lopes e Bueno, 2014). Os resultados mostraram que: (i) todos os participantes responderam,
em média, a mais de metade dos itens que deveriam ser capazes de realizar de acordo com as
metas curriculares; (ii) as áreas em que existe maior desfasamento entre as respostas dos
participantes e aquilo que deveriam ser capazes de realizar, de acordo com as metas
curriculares, são as operações aritméticas (no 1.º e 2.º anos) e a resolução de problemas (3.º e
4.º anos); e (iii) no geral, não foram encontradas diferenças entre os sexos no conhecimento
matemático, em qualquer ano de escolaridade.
The knowledge of the numerical system, the arithmetic operations and the problem-solving
skills are three fundamental areas of mathematical knowledge whose general and specific
objectives are currently enshrined in the Program and Curriculum Goals of Mathematics
Abilities. The present study aimed to evaluate congruence of the mathematical knowledge of
1
st through 4th grade students with the curriculum goals. Nine hundred and ninety-nine
participants answered to the Mathematics Knowledge Test (Lopes e Bueno, 2014). The results
show that: (i) in average, all participants answered to more than half of the items they were
expected to answer according to the curricular goals; (ii) the areas where there is a larger gap
between the participants’ answers and what they should be able to perform according to the
curricular goals, are the arithmetic operations (in first and second graders) and problemsolving
skills (in third and fourth graders); and (iii) generically, no performance differences
were found between sexes.