Expectativa de carreira para jovens de comunidades indígenas no Estado do Amazonas, Brasil
Sanches Filho, Álvaro Leal
Thesis
Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
O Brasil é um país de miscigenações. Seus diversos povos tiveram como origem os índios que
hoje ainda se encontram espalhados por diversas regiões do país. Este projeto visa identificar as
expectativas educativas e profissionais após conclusão do ensino secundário dos jovens das
comunidades indígenas e de jovens que não são provenientes dessas comunidades, bem como as
expectativas dos respectivos encarregados de educação e professores desses jovens. Os dados serão
recolhidos numa escola pública de uma aldeia indígena e num colégio privado, ambos localizados no
Estado do Amazonas. Será administrado um questionário construído para o estudo, com respostas
fechadas e abertas. Proceder-se-á a analises descritivas das expectativas nos dois grupos e de todos os
informantes, bem como a analises de conteúdo das respostas abertas.
Entender como pensam os jovens, encarregados de educação e professores em comunidades
distintas torna-se essencial para se compreender como diferenças culturais e socioeconômicas podem
influenciar na escolha de carreiras desses jovens. De igual modo, poderá contribuir para o
desenvolvimento de intervenções de educação para a Carreira envolvendo diferentes agentes educativos,
e que concorram para uma maior igualdade de oportunidades nas escolhas e condições de acesso dos
jovens a cursos e profissões.
Brazil is a country of miscegenations. Its various peoples had their origins in the Indians who
today are still spread across different regions of the country. The present work aims to identify the
educational and professional expectations after completing secondary education of young people from
indigenous communities and young people who do not come from these communities, as well as the
expectations of the respective guardians and teachers of these young people. Data will be collected in a
public school in an indigenous village and in a private school, both located in the State of Amazonas,
Brazil. A questionnaire built for the study will be administered, with closed and open answers. Descriptive
analysis of expectations in both groups and of all informants will be carried out, as well as content analysis
of open responses.
Understanding how young people, guardians and teachers think in different communities is
essential to understand how cultural and socioeconomic differences can influence the choice of careers
of these young people. Likewise, it may contribute to the development of Career education interventions
involving different educational agents, and which contribute to greater equality of opportunities in the
choices and conditions of access of young people to courses and professions.