Extracting words in homogeneous vs. heterogeneous speech streams: evidence from the triplet embedded paradigm
Paiva, Dario Miguel Reis
Thesis
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
A aprendizagem estatística (statistical learning) é um mecanismo de extração de regularidades do
ambiente sensorial, essencial para várias competências do ser humano, nomeadamente a aprendizagem
de linguagem. O estudo deste mecanismo tem sido realizado sob condições que se distanciam, em
alguns aspetos, da aprendizagem de línguas naturais, entre eles a heterogeneidade dos estímulos, em
termos de previsibilidade, e a atenção dada aos estímulos. Neste estudo procuramos manipular estes
dois fatores, numa tarefa típica de reconhecimento de tripletos com escolha forçada entre duas
alternativas. Cada participante realizou a tarefa de aprendizagem sob condições implícitas e explícitas de
aprendizagem de um dos seguintes tipos de stream: Unmixed_high-TP, composta por quatro tripletos com
uma configuração de sílabas de alta probabilidade, Unmixed_low-TP, composta por quatro tripletos com
uma configuração de sílabas de baixa probabilidade ou Mixed, composta por dois tripletos high-TP e dois
low-TP. Os resultados demonstram que a aprendizagem não foi afetada pela aquisição de dois tipos de
tripletos simultaneamente (stream Mixed), em contraste com as streams homogéneas. A análise
das condições de instrução demonstrou uma vantagem de aprendizagem na tarefa explícita, em relação
à tarefa implícita.
Statistical learning (SL) is a mechanism of extraction of regularities from the environment, assumed
to be essential to various skills of humans, namely the acquisition of language. Studies in SL generally
use experimental conditions which do not resemble, in some aspects, the learning of natural languages,
among them, and starring in this study, the heterogeneity of stimuli predictability and the attention towards
learning, given through instruction. In this study, we aim to manipulate these two factors in a
typical triplet segmentation task, followed by a two-alternative forced choice task (2-AFC). Each participant
performed the task under implicit and explicit learning conditions (not instructed towards learning or
otherwise) of these types of streams: Unmixed_high-TP, composed of four triplets with high probability
syllable composition (high-TP). Unmixed_low-TP composed of four triplets of low probability syllable
composition (low-TP), or Mixed, composed of two high-TP triplets and two low-TP triplets. Results show
that learning two types of triplet simultaneously was not affected negatively, comparing with
homogeneous streams. The analysis of instruction conditions demonstrated an advantage of learning in
the explicit task, in comparison with the implicit task.
Este estudo integra-se no âmbito do projeto "Correlatos neurodesenvolvimentais dos mecanismos
implícitos-explícitos de aprendizagem em crianças com Perturbação Específica de Linguagem:
Evidência com potenciais evocados cerebrais" (POCI-01-0145-FEDER-028212) financiado pela
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,
através de fundos nacionais, e co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do
acordo Portugal 2020.