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Preditores dos benefícios do apoio tutorial específico percebidos pelo professor-tutor

Preditores dos benefícios do apoio tutorial específico percebidos pelo professor-tutor

Freitas, Lisete Maria Guimarães da Costa

| 2022 | URI

Thesis

Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
O Apoio Tutorial Específico surgiu no contexto educativo português em 2016, com o Despacho Normativo
n.º 4-A/2016, de 16 de junho. Existem diversos estudos acerca da implementação de programas de
tutoria, o seu impacto e variáveis associadas à sua eficácia. Contudo, a nível nacional, poucos são os
estudos que avaliam as medidas e programas desenvolvidos. Assim, o presente estudo pretendeu
aumentar o conhecimento acerca da medida educativa Apoio Tutorial Específico, analisando as variáveis
do professor-tutor que melhor predizem os seus benefícios: a qualidade da relação de tutoria, a
autoeficácia do tutor, o compromisso afetivo e a experiência prévia do tutor. Participaram 140 professores
de diferentes zonas do país, previamente formados e que tinham exercido a função de tutor por um
período mínimo de um ano letivo. Os participantes responderam a um questionário online. O modelo de
regressão linear múltipla revelou que a autoeficácia e a qualidade da relação são preditores
estatisticamente significativos dos benefícios do Apoio Tutorial Específico percebidos pelo professor-tutor.
Não foram encontrados resultados significativos nos restantes preditores. Os dados sugerem a
necessidade de as escolas investirem na formação dos professores-tutores e na monitorização da sua
prática de forma a promover a autoeficácia e qualidade da relação. A experiência prévia como tutor e o
compromisso afetivo não são suficientes para o sucesso das práticas de tutoria. Implicações para a
investigação são também providenciadas neste estudo.
The Specific Mentoring Support emerged in the Portuguese educational context in 2016, with the
educational policy n.º 4-A/2016, of 16 June. There are several studies about the implementation of
mentoring programs, their impact and variables associated with their effectiveness. However, in Portugal,
the studies that evaluate the measures and programs developed are limited. Thus, the present study
aimed to increase our knowledge about the Specific Mentoring Support, analyzing the mentor’s variables
that best predict the benefits of this measure: the quality of the mentoring relationship, the mentor's self efficacy, the affective commitment and the prior experience of the mentor. Participants were 140 trained
teachers from different parts of the country and who had worked as a mentor for a minimum period of
one school year. Participants completed an online questionnaire. The multiple linear regression model
showed that self-efficacy and relationship quality are statistically significant predictors the benefits of
Specific Tutorial Support perceived by the mentor. No significant results were found for the remaining
predictors. Data suggest that schools need to invest on mentor-teachers' training and practice monitoring
to foster their self-efficacy and relationship quality. Prior experience and affective commitment are not
sufficient to the success of mentoring practices. Implications for research also provided.

Publicação

Ano de Publicação: 2022

Identificadores

ISSN: 203051262