O cyberbullying em contexto português: validação de escalas de perpetração e vitimização
Miranda, Luana Camilo
Thesis
Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
O cyberbullying é um ato agressivo de caráter repetitivo com objetivo de provocar desconforto à pessoa
a quem se dirige, envolvendo normalmente uma discrepância de poder entre a vítima e o agressor,
representando um dos principais problemas associados ao uso indevido da internet. O objetivo deste
estudo é validar, para a população portuguesa, uma escala desenvolvida por Lee et al. (2017) que estuda
a perpetração e vitimização do cyberbullying. A amostra foi composta por 475 participantes com idades
entre os 18 e os 59 anos. As escalas revelaram boa consistência interna. Na análise confirmatória
verificam-se índices baixos de ajustamento e na análise fatorial observam-se algumas exceções face à
estrutura proposta originalmente. Foi possível estabelecer validade convergente entre as escalas
utilizadas. Os resultados discutidos foram de encontro ao esperado. De facto, os construtos de
agressividade e empatia parecem relacionar-se, respetivamente, com a perpetração e vitimização do
cyberbullying. Futuros estudos que incidam sobre os mesmos construtos devem estar protegidos com
critérios de inclusão mais rigorosos.
Cyberbullying is defined as an aggressive and repetitive act with the goal of causing discomfort to the
person it is aimed at, usually envolving an imbalance of power between the bully and the bullied,
representing one of the main issues associated with the wrongful use of the internet. This study intends
to validate, for the Portuguese population, a scale developed by Lee et al. (2017) that studies the
perpetration and victimization related to cyberbullying. The sample was composed of 475 participants,
aged between 18 and 59 years old. Results showed that the scales have internal consistency. The
confirmatory analysis indicates low levels of adjustment, and the factorial analysis shows some exceptions
compared to the originally proposed structure. Convergent validity was established between the utilized
scales. The results of this study were as expected. The aggressiveness and empathy constructs are indeed
seemingly related, respectively, with the perpetration and victimization of cyberbullying. Future studies on
these constructs would benefit from stricter inclusion criteria.