Ser+ no mundo da escola : projecto de promoção do clima social
Carvalho, Marisa
; Taveira, Maria do CéuJournal Article
A indisciplina e violência escolar são sentidas como um dos factores que mais contribui para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. A problemática tende a agravar-se, justificando uma leitura e intervenção
integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. O Agrupamento de Escolas de Toutosa tem em curso um projecto de investigação-acção, com
o objectivo de contribuir para a melhoria do clima psicossocial existente e para a
consequente redução das situações de indisciplina. De acordo com a metodologia utilizada, o projecto concretizou-se nas fases (1) avaliação das situações de indisciplina e formas de gestão das mesmas, (2) divulgação dos resultados a toda a comunidade escolar e (3) formulação e dinamização de iniciativas de promoção do clima psicossocial. Os resultados iniciais do projecto evidenciam a necessidade de respostas diversificadas, definidas em função dos problemas disciplinares diagnosticados, e reforçam a importância de estratégias preventivas, dentro e fora da sala de aula.
Fundação Clouste Gulbenkian