Diversidade de resultados no estudo do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Oliveira, Célia Regina Gomes
; Albuquerque, Pedro BarbasJournal Article
Com este artigo pretende-se abordar a problemática da diversidade de dados na investigação do Transtorno
de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apresenta-se uma revisão da literatura centrada na heterogeneidade de
conclusões relativas à caracterização do transtorno, à distinção dos subtipos, aos contextos de informação, às diferenças de
gênero e à comorbidade. Na tentativa de compreender a disparidade de conclusões, salientam-se potenciais fatores explicativos,
nomeadamente a heterogeneidade das amostras, a diversidade de metodologias e de procedimentos de investigação, entre
outros.
With this paper we aimed at addressing the problem of data diversity in Attention-Deficit Hyperactivity
Disorder (ADHD) research. We present a literature review based on the heterogeneity of findings about the characterization
of the disorder, subtypes differentiation, sources of information, sex differences and comorbidities. In an effort to understand
the variety of findings, we underline potential explanations, such as the sample’s heterogeneity or the multiplicity of methods
and procedures, among others.
(undefined)