Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
Santos, Seille Cristine Garcia
;Almeida, Leandro S.
;Cruz, José Fernando A.
Journal Article
Este artigo objetiva discutir as condições de avaliação psicológica das altas habilidades e da
excelência. Esses construtos reportam-se a realidades psicológicas distintas nas dimensões em que são
definidos, mas a sua avaliação deve sempre ser pautada por parâmetros de precisão e validade. Se nas
altas habilidades predominam as variáveis internas, e isso leva ao uso dos testes psicológicos, na
excelência convergem os fatores contextuais de aprendizagem, treino e realização, apelando às
entrevistas, histórias de vida e observação dos desempenhos na execução da avaliação. Um objetivo
central da avaliação psicológica das altas habilidades e excelência, tendo em vista a identificação de tais
indivíduos, é evitar os falsos positivos e os falsos negativos nos diagnósticos, tanto pelo impacto negativo
que a avaliação pode ter na vida desses indivíduos, quanto para a adequada e necessária orientação. Além
disso, dos processos de avaliação e consequente recolha de informações, podem decorrer programas de
estimulação orientados que apoiem as necessidades específicas desses indivíduos talentosos.
This paper aims to discuss the conditions for psychological assessment of high ability and
excellence. These constructs relate to the different realities in terms of psychological dimensions that
define them, but their evaluation should be guided by criteria of reliability and validity. If the high ability
dominates the internal variables and those appeals to psychological tests, contextual factors converge on
the excellence of learning, training and performance, appealing to the interviews, life histories and
observation of performance. A main purpose of psychological assessment of high ability and excellence,
trying to identify such individuals is to avoid false positives and false negatives in such diagnoses,
considering the negative impact that such an assessment can have on the lives of these individuals, as well
as an appropriate and necessary guidance. In addition, procedures for assessment and subsequent
collection of information, can generate more focused and oriented stimulation programs that support the
specific needs of talented individuals.