Reflexões em torno do conceito de famílias multiproblemáticas: a visão do contexto escolar e dos professores sobre a crescente problematização das famílias e suas implicações
Abreu, Joana Sofia Rodrigues
Thesis
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Justiça)
Todas as famílias enfrentam situações adversas durante o ciclo de vida familiar. As que conjugam uma diversidade de factores de risco designam-se famílias multiproblemáticas e caracterizam-se por uma série de problemas, com repercussões nos diferentes elementos da família e dimensões do seu funcionamento.
Os estudos centrados nas percepções dos professores sobre as famílias multiproblemáticas e suas possíveis implicações são inexistentes. Tendo em conta o importante papel desempenhado pela escola, a par da família, na educação e desenvolvimento das crianças e jovens, neste estudo pretende-se perceber se este contexto se confronta com estas famílias e seus filhos, quais as suas percepções sobre as mesmas, assim como qual o papel que desempenham (ou poderão vir a desempenhar) no trabalho e acompanhamento a estas crianças e respectivas famílias.
Para o efeito, constituiu-se uma amostra de vinte e oito professores, do ensino básico e secundário, que leccionam em meios sociais favorecidos e desfavorecidos, os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada construída para o efeito.
Da análise de conteúdo das respostas salienta-se que as mudanças percebidas pelos professores são centradas na família e ao nível social, denotando uma desvalorização do papel da escola e dos seus intervenientes, um conservadorismo em relação às modificações identificadas e uma hiper-responsabilização dos pais no processo educativo. Os professores têm uma visão predominantemente negativa das mudanças verificadas na família nos últimos anos, salientando os problemas vivenciados em contexto familiar (disfuncionalidade, conjugação de problemas, desagregação familiar e práticas educativas inadequadas) que se traduzem em várias dificuldades/desafios para o seu quotidiano profissional, com implicações no seu papel e desempenho. As dificuldades mais referidas relacionam-se com a falta de colaboração por parte dos pais no processo educativo, problemas de relacionamento destes com a escola, entraves associados ao próprio processo ensino aprendizagem e na promoção da motivação dos alunos. Os desafios mais referidos prendem-se com a não disponibilização de recursos especializados para as situações problemáticas e as desigualdades sociais. As características das famílias mais problemáticas com que lidam aproximam-se das dimensões típicas das famílias multiproblemáticas; no entanto, tal similaridade é insuficiente para que se possa concluir tratar-se, de facto, deste tipo de famílias. Apesar das dificuldades e de todos os condicionalismos, o contexto escolar parece assumir um papel relevante, segundo os professores, na formação dos cidadãos, na difusão do conhecimento, promovendo a qualidade de vida nas suas diversas vertentes, devendo manter uma preocupação constante ao nível do estreitamento de relações com a família, bem como com a restante comunidade, dado que se encontram comprovados os seus benefícios.
All families have adversities during the cycle of family life. Those that combine a variety of risk factors are known as multiproblem families and are characterized by a set of problems, with adverse effects on the different elements of the family and the dimensions of its functioning.
The studies focused on the perceptions of teachers on the multiproblem families and their possible implications are inexistent. Taking into account the important role played by school and family on the education and development of children and young people, this study intend to realize if this context faces these families and their children, which are their perceptions about them, as well as what role they play (or could play) on the intervention with these children and their families.
For this purpose, it was set up a sample of twenty-eight teachers, of primary and secondary school, working in disadvantaged social context and supported one. Those ones answered a single semi-structured interview built for that purpose.
From the content analysis we can realize that changes seen in families by teachers are focused on family and social level, which denotes a devaluation of the role of the school and its actors, conservatism on modifications and a hiper-responsabilization of parents in the educational process. Teachers have a predominantly negative view of changes in the family in recent years, noting the problems experienced in family context (dysfunctionality, conjugation of problems, family breakdown and inadequate educational practices) that turn into various difficulties/challenges in their everyday professional, with implications in their role and performance. Most referred the lack of cooperation from parents in the educational process, relationship problems with school, barriers associated with the learning process itself and the promotion of pupils' motivation. The challenges relate to the non-availability of specialized features for the problematic situations and social inequalities. The characteristics of the more problematic families with what they deal are the typical dimensions of multiproblem families; however, this similarity is insufficient to conclude that, in fact, these kinds of families are of this type one. Despite the difficulties and constraints, the school context seems to assume a relevant role, according to teachers, in the education of individuals, in the dissemination of knowledge, in promoting the quality of life in its various aspects, and maintaining a constant concern on improving closer relations with the family, as well as with the rest of the community, since their benefits are proven.