As redes sociais pessoais das crianças em acolhimento residencial: o papel dos Centros de Acolhimento Temporário
Cepa, Celine Manuela Abreu de Sousa
Thesis
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Justiça)
A presente dissertação visa aprofundar o conhecimento das redes sociais pessoais de
crianças, de idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, com medida de acolhimento em
instituição de curta duração. Mais especificamente, pretende-se: a) caracterizar as redes
sociais pessoais destas crianças; b) aferir a importância que as instituições atribuem a essas
redes sociais pessoais; e c) caracterizar as estratégias que desenvolvem no sentido de as
promover. Parte-se da conceptualização de Rede Social Pessoal de Sluzki (1998),
operacionalizada pelo "Instrumento de Avaliação da Rede Social Pessoal - Revisto"
(IARSP-R) e respetivo "Mapa de Rede Social Pessoal", adaptados por Alarcão e Sousa
(2007), e aprofundada mediante entrevista semiestruturada aos técnicos de quatro Centros
de Acolhimento Temporário, que acolhem trinta e seis crianças na faixa etária definida.
Os resultados desta investigação permitiram, a partir da perspetiva dos técnicos,
caracterizar as redes sociais pessoais das crianças acolhidas como pequenas, coesas,
mistas, demograficamente heterogéneas e multidimensionais/versáteis, com uma geografia
próxima e uma presença diária nas suas vidas. Caracterizadas pela reciprocidade,
proporcionam um elevado apoio emocional e companhia social à criança, em detrimento do
apoio técnico e financeiro, manifestamente escassos ou inexistentes.
Os centros de acolhimento temporário atribuem níveis de importância distintos à família,
aos amigos/colegas de estudo, à instituição e à comunidade envolvente, sendo que o
projeto de vida da criança funciona primordialmente como uma variável independente.
As principais estratégias adotadas pelas instituições para promoverem as redes sociais
pessoais das crianças envolvem o incentivo do relacionamento interpessoal, a primazia
conferida ao projeto de vida como eixo organizador da intervenção, a planificação anual de
atividades/eventos, facilitar oportunidades de vivências e experiências qualificadas e a
articulação da dimensão social e educacional na promoção das redes.
The following dissertation aims at deepening the current knowledge on the personal
social networks of children, with ages between 6 to 12 years, that are temporarily sheltered
by foster homes. More specifically, it is intended: a) to characterize the children’s personal
social network pages, b) assess the importance that these institutions ascribe to these
personal social networks; and c) to characterize the strategies that they develop with the aim
of promoting them. The starting point is the conceptualization of Personal Social Network by
Sluzki (1998), operationalized by the "Instrument of Evaluation of Personal Social Network – Reviewed" (IARSP-R) and respective "Map of Personal Social Network", adapted by Alarcão
e Sousa (2007), and deepened by semi-structured interview to the technical staff from four
Temporary Children’s Homes, that give shelter to thirty six children between the ages
described.
The results of this investigation allowed, with the technical staff perspective, to
characterize the personal social network of these children as small, cohesive, mixed,
demographically heterogeneous and multidimensional/versatile, with a close geography and
daily presence in their lives. Characterized by the reciprocity, they allow high emotional
support and social company to the child, over technical or financial support that is glaringly
scarce or inexistent.
The temporary children’s homes attribute different levels of importance to the family, to
friends/colleges of study, to the institution and to the surrounding community, making the
children’s life project to work primordially as an independent variable.
The main strategies adopted by the institutions to promote the children’s personal social
networks involve the incentive towards interpersonal relationships, the primacy given to the
life project as an organizing axis of intervention, an annual planning of activities/events, the
facilitating opportunities for life experiences and qualified experiences and the articulation of
the social and educational dimension in the promotion of networks.