Desenvolvimento vocacional de jovens estudo com alunos do Ensino Secundário Moçambicano
Ussene, Camilo
Thesis
Tese de doutoramento em Psicologia (ramo do conhecimento Psicologia Vocacional)
O presente estudo, exploratório, destinou-se a avaliar as características do
desenvolvimento vocacional e as necessidades de intervenção vocacional em contexto
escolar, na sociedade moçambicana. Pretendeu-se avaliar os processos de exploração e
de decisão vocacional, bem como os valores de carreira, de jovens da 12ª classe
finalistas do ensino secundário moçambicano, com vista ao desenvolvimento mais
sistemático de estudos e serviços de carreira, em ambiente escolar, na sociedade
moçambicana.
A amostra inclui 314 alunos de ambos sexos, a frequentar a 12 ª classe do ensino
secundário da cidade da Matola e da cidade de Maputo de Moçambique, no ano lectivo
de 2009. Os alunos preencheram medidas de exploração vocacional, decisão de carreira
e dos valores de vida, nomeadamente, o Career exploration Survey, medida que visa
avaliar a natureza do processo de exploração vocacional, o Career Decision-Making
Difficulties Questionnaire, que tem como objectivo analisar as dificuldades de tomada
de decisão de carreira de modo a apoiar o desenvolvimento vocacional e finalmente o
Life Values Inventory, um instrumento que serve para avaliar os valores de vida.
Este estudo apresenta ainda duas abordagens do desenvolvimento de carreira dos
adolescentes relacionados com as condições do contexto moçambicano do sistema
educativo e profissional moçambicano e como este é disponibilizado aos jovens, bem
como o papel da exploração, da tomada de decisão e dos valores. Os resultados deste
contexto moçambicano, indicam que o processo de orientação vocacional é pouco
praticado nas escolas. A revisão da literatura permitiu identificar ainda, a importância da
exploração, das competências de tomada de decisão e dos valores, na exploração e
desenvolvimento da carreira na adolescência.
Quanto aos resultados das análises estatística exploratórias e descritiva das
respostas, indicam que os alunos moçambicanos desta amostra, em geral, tendem a
registar níveis satisfatórios de stress face aos processos de exploração e decisão
vocacional mais próximos e atribuem valor instrumental à exploração e importância à
sua posição profissional preferida, e apresentam como valores de vida mais importantes
a Responsabilidade, a Realização e a Preocupação com os Outros, o que reforça as suas crenças de exploração e pode intensificar os seus envolvimentos em novos
comportamentos exploratórios.
Outro aspecto que foi possível identificar neste trabalho foram três perfis de
exploradores, nomeadamente, os Exploradores com pouca informação em relação à
tomada de decisão vocacional, Exploradores com informação e confiança em relação à
tomada de decisão vocacional, Exploradores mais preparados e informados em relação
à tomada de decisão vocacional, o que indica, para este contexto, alguns caminhos e/ou
metodologias que podem ser desenvolvidos para a exploração e decisão de carreira dos
alunos no contexto moçambicano.
Embora se considere necessária a realização de mais estudos que permitam
avaliar a validade convergente e discriminativa da tradução portuguesa das escalas
estudadas na população moçambicana, os resultados obtidos suportam a utilização
destes instrumentos de análise de exploração vocacional, tomada de decisão de carreira
e valores de vida em populações moçambicanas.
This exploratory study aimed to evaluate the characteristics of vocational
development needs of vocational intervention in schools, in Mozambican society. It was
intended to evaluate the processes of exploration and vocational decision, as well as the
values of career, young people from grade 12 secondary school finalists in
Mozambique, to develop more systematic studies and career services in the school
environment in the Mozambican society.
The sample includes 314 male and female students, attending grade 12
secondary schools of the city of Matola and Maputo in Mozambique, in the academic
year 2009. Students completed measures of career exploration, career decision and
values of life, including the Career Exploration Survey, a measure that aims to assess
the nature of the career exploration process, the Career Decision-Making Difficulties
Questionnaire, which aims to analyze the difficulties in career decision making to
support the career development and finally the Life Values Inventory, an instrument
used to assess the values of life.
This study also presents two approaches to career development of adolescents
related to the conditions of the country context of the Mozambican education system
and training and how it is made available to young people, and the role of exploration,
decision making and values. The results of the Mozambican context indicate that the
process of vocational guidance in schools is impractical. The literature review also
identified the importance of exploration, the decision-making skills and values, career
exploration and development in adolescence.
As for the results of exploratory and descriptive statistical analysis of the
responses indicate that the Mozambican students in this sample, in general, tend to have
satisfactory levels of stress compared to operating procedures, and vocational decision
closer to the instrumental value and attach importance to their exploration and favorite
professional position, and present values of life as most important responsibility,
achievement and concern for others, which reinforces their beliefs and exploitation can
intensify its involvement in new exploratory behavior.
Another aspect that was identified in this study were three profiles of explorers,
including the Explorers with a little information about the vocational decision-making, Explorers with information and confidence in relation to vocational decision making,
Explorers more prepared and informed about the vocational decision-making, which
indicates, in this context, some paths and / or methodologies that can be developed for
the exploration and career decision of students in the Mozambican context.
Although it is considered necessary to carry out further studies to assess the
convergent and discriminant validity of the Portuguese translation of the scales studied
in the Mozambican population, the results support the use of these instruments for
analysis of career exploration, decision-making career and life values in Mozambican
populations.