Falar, ler e escrever no jardim e infância. Como a investigação suporta a ação
Viana, Fernanda Leopoldina
; Ribeiro, Iolanda da Silva;Baptista, Adriana
;Brandão, Sara
;Costa, Lurdes
;Santos, Sandra
Book Chapter
Apenas o capítulo 3 é disponibilizado online. Anexam-se as imagens, a cores, a utilizar nos Jogos de Consciência Fonológica propostos no programa. A UTILIZAÇÃO DAS MESMAS PARA OUTROS FINS É EXPRESSAMENTE PROIBIDA.
O programa Falar, Ler e Escrever no Jardim de Infância — FLE-JI resultou da
integração e atualização de dois projetos de intervenção no âmbito da literacia
emergente — Melhor Falar para Melhor Ler (Viana, 2001) e uma linha de ação do
projeto Litteratus (Ribeiro, 2007). Tem como objetivo proporcionar a educadores de
infância um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento
das competências de literacia emergente. A importância de um trabalho sistemático
nesta área é justificada pelo impacto destas competências na aprendizagem
da leitura e da escrita, e amplamente confirmado pela investigação (Coyne, McCoach
& Kapp, 2007; Haney & Hill, 2004; Kassow, 2006; Whitehurst & Lonigan, 1998). Trata-
-se de um programa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade
do Minho e alguns jardins de infância, produto de um trabalho de vários anos que
alia os resultados da investigação sobre literacia emergente à implementação e avaliação
sistemáticas das suas atividades. Neste capítulo apresentam-se os objetivos,
as opções tomadas, a justificação das mesmas e, sempre que relevante, inclui-se
uma apreciação sobre o processo de implementação.
Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC. Câmara Municipal de Famalicão