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“In-person and Online Healthy Eating Promotion through Self-regulation: Assessing the Efficacy of a Narrative-based Intervention” (PTDC/PSI-GER/28302/2017)

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About

O presente projeto teve como principais objetivos o de desenhar, implementar e avaliar a eficácia de uma intervenção de promoção da alimentação saudável. O HEP-S (Promoção de uma Alimentação Saudável através da Autorregulação) é um programa que visa promover uma alimentação saudável em crianças do ensino básico usando narrativas para desenvolver competências de autorregulação. A autorregulação refere-se a um conjunto de processos que permitem ao indivíduo controlar as influências pessoais, comportamentais e ambientais que têm um impacto no seu comportamento, incluindo o comportamento alimentar. A autorregulação é um processo sob a alçada do indivíduo; pode ser ensinada e é, por isso, passível de ser melhorada. O foco deste projeto não está, por isso, na transmissão de conhecimento acerca de uma alimentação saudável per se, mas na promoção do desenvolvimento de um conjunto de competências e estratégias transversais no domínio dos hábitos de vida saudáveis. Optou-se por este foco visto que as crenças acerca da alimentação saudável têm uma maior influência no comportamento alimentar do que o conhecimento factual acerca da comida. No coração desta intervenção encontram-se as narrativas: ferramenta educativa muito importante que favorece o desenvolvimento da criança. As narrativas permitem que o leitor reflita acerca de si próprio e do seu comportamento através dos personagens que as compõem. As narrativas também instigam o debate e a descoberta de novas perspectivas sobre como enfrentar dilemas do dia-a-dia. Espera-se que, ao usar estórias para dar início a discussão e reflexão, ocorra uma mudança no sistema de crenças, o que, por sua vez, desencadeará uma mudança comportamental. A intervenção decorreu em contexto escolar em dois formatos distintos: tradicional-presencial e online. Considerando que nos dias de hoje há uma necessidade crescente de desmaterializar processos de modo a que as intervenções alcancem mais gente a um menor custo, tornou-se premente testar a possibilidade de uma versão online do presente projeto.

Grupo de Investigação:
Data de Início:
Data de Fim:
Investigador Responsável