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Correlatos Neurodesenvolvimentais dos Mecanismos implícitos-explícitos de Aprendizagem em crianças com Perturbação Específica de Linguagem: evidência com potenciais evocados cerebrais (PTDC/PSI-ESP/28212/2017)

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Seis por cento das crianças apresentam perturbações da linguagem sem razão aparente, que se traduzem em dificuldades em aprender a ler e escrever quando entram para a escola. Este projeto nacional visa criar estratégias de diagnóstico e de intervenção mais eficazes. Com a participação de três instituições do ensino superior, o trabalho vai traçar o perfil neurocognitivo, no nosso país, das crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, também conhecida como Perturbação Específica da Linguagem. Para isso, irá avaliar cerca de cem crianças em idade pré-escolar. 

Um dos objetivos é ajudar a criar estratégias de diagnóstico e de intervenção mais eficazes e evitar que estas crianças desenvolvam Dislexia Desenvolvimental no momento da entrada na escolaridade, como acontece em cerca de metade dos casos. É também objetivo o contribuir para um conhecimento aprofundado da Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, identificando os marcadores eletrofisiológicos (p.e.: N100, N200 e N400) que podem ajudar a identificar de forma atempada as crianças que vão apresentar dificuldades severas a nível escolar.

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Investigador Responsável