Os investigadores Jennifer Cunha, Juliana Martins, Lisete Freitas e Pedro Rosário publicaram na “Revista de Educação PUC-Campinas” um artigo intitulado “Benefícios da Tutoria em Contexto Escolar: Análise dos Preditores Relacionados com o Professor-Tutor”.
Este estudo analisa as variáveis do professor-tutor preditoras dos benefícios da tutoria em contexto escolar: a qualidade da relação de tutoria, a autoeficácia do tutor, o compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor. A investigação contou com a participação de 140 docentes de várias regiões de Portugal, que responderam a um questionário online.
Os resultados obtidos, através do modelo de regressão linear múltipla, sugerem a necessidade de se investir na formação dos professores-tutores e na monitorização da sua prática, de forma a promover a qualidade da relação tutor-tutorando e a autoeficácia do tutor.
Adicionalmente, o compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor não são suficientes para o sucesso dos programas de tutoria, pelo que urge rever as práticas de organização da tutoria nas escolas (e.g., critérios de seleção dos tutores).
Palavras-chave: Autoeficácia, Compromisso afetivo., Experiência como tutor, Qualidade da relação, Tutoria.