André Oliveira, Armanda Pereira, Sílvia Lopes, Ana Guimarães e Pedro Rosário, investigadores do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação do Centro de Investigação em Psicologia, em co-autoria com José Carlos Núñez e Guillermo Vallejo (Facultad de Psicologia, Universidad de Oviedo) e Raquel Abreu (Departamento de Fisioterapia, Associação de Paralisia Cerebral de Braga), publicaram na revista ‘International Journal of Disability, Development and Education’ um artigo intitulado “Children with Cerebral Palsy Rehabilitation In-Session Engagement: Lessons Learnt from a Story Tool Training Program”.
O estudo avaliou a eficácia de um programa de intervenção psicoeducacional, baseado na narrativa “As Incríveis Aventuras de Anastácio, o Explorador”, na promoção do envolvimento de crianças com paralisia cerebral nas sessões de reabilitação. O programa mostrou resultados promissores, com melhorias significativas nas dimensões afetiva, comportamental e cognitiva do envolvimento destas crianças.
No caso das crianças com paralisia cerebral, a reabilitação pode ser muito importante para o seu desenvolvimento e para manter as suas habilidades. No entanto, muitas dessas crianças não se envolvem muito nas sessões de reabilitação. O estudo procurou entender se um programa de treino baseado em histórias poderia ajudar as crianças com paralisia cerebral a participar mais nas sessões. O programa foi realizado em três centros de reabilitação e teve como objetivo aumentar o envolvimento das crianças nas sessões, trabalhando três aspetos importantes: as emoções, os comportamentos e a cognição.
Os resultados mostraram que, com o tempo, as crianças estavam mais envolvidas em todas essas áreas. O uso de histórias revelou-se uma boa ferramenta para aumentar o interesse e o envolvimento das crianças durante as sessões de reabilitação, proporcionando uma abordagem mais completa e motivadora para o tratamento da paralisia cerebral
Referência:
Oliveira, A., Pereira, A., Núñez, J. C., Vallejo, G., Lopes, S., Guimarães, A., Abreu, R., & Rosário, P. (2024). Children with Cerebral Palsy rehabilitation in-session engagement: Lessons learnt from a story tool training program. International Journal of Disability, Development and Education, 1–19. https://doi.org/10.1080/1034912X.2024.2411276