O projeto “Write ‘n’ Let Go 2.0”, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, recebeu recentemente destaque nos media, no portal Nós e na Rádio Universitária do Minho (RUM).
Este programa inovador recorre a tarefas de escrita expressiva e positiva com o objetivo de apoiar mais de 300 estudantes universitários ao longo do ano, proporcionando-lhes um espaço seguro e pessoal para refletir sobre questões como ansiedade, solidão, luto, bullying e a pressão académica.
Sob a coordenação dos investigadores João Batista, Miguel Gonçalves e Janine Marinai, e com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o “Write ‘n’ Let Go 2.0” mantém inscrições abertas para estudantes interessados em participar gratuitamente. O programa decorre de forma totalmente online e autónoma, estruturado em atividades de quatro dias consecutivos, sem interação direta com a equipa de investigação. Esta abordagem permite que cada participante explore e compreenda melhor os seus desafios emocionais e ganhe maior consciência dos recursos que pode mobilizar para lidar com eles.
João Batista destacou que esta intervenção constitui uma ferramenta segura e prática para promover a introspeção, ao mesmo tempo que contribui para a diminuição do estigma associado à psicoterapia. “O ‘Write ‘n’ Let Go’ atua como uma intervenção preventiva. Sabemos que a psicoterapia ainda é alvo de estigma, e este programa oferece ajuda antes que o sofrimento atinja níveis incapacitantes”, explica.
Resultados da edição piloto apontam para melhorias significativas, incluindo a redução de ruminância – padrões repetitivos e improdutivos de pensamento – e uma maior capacidade de introspeção, documentados em artigo publicado na revista Frontiers in Psychology. A equipa está empenhada em expandir o projeto, tornando-o acessível a um público mais amplo no futuro, com o objetivo de promover uma saúde mental mais robusta e acessível.
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