Passar para o conteúdo principal

Battery of reading assessment: description and validity studies

Battery of reading assessment: description and validity studies

Ribeiro, Iolanda da Silva;

Viana, Fernanda Leopoldina

;

Santos, Sandra

; Cadime, Irene Maria Dias;

Sousa, Séli Chaves

;

Vale, Ana Paula

;

Spinillo, Alina Galvão

| Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | 2014 | URI

Artigo Científico

Publicado em "Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração", ISBN 978-972-8952-31-0
In this paper the Battery of Reading Assessment [Bateria de Avaliação da Leitura - BAL] is described
and the results of the validity studies are presented. The BAL includes five tests organized into three
areas of assessment: word reading; reading comprehension of texts (narrative and expository); and
listening comprehension of texts (narrative and expository). Each test consists of vertically scaled
forms for Portuguese elementary students from grades 1 to 4. Criterion-related validity evidence was
gathered for the five tests by studying, through correlation and regression analyses, the association
between each test score and the results on other tests assessing reading, memory and vocabulary and on teachers assessment. The dimensionality of each test was studied through confirmatory factor
analyses. The results provided evidence of statistically significant correlations of the tests with the
external criteria and evidence of an acceptable fit for the one-factor solution for all tests.
Nesta comunicação são apresentados os estudos de validade da Bateria de Avaliação da Leitura (BAL) (PTDC/PSI-EDU/098592/2008). A BAL inclui cinco testes organizados em três domínios de avaliação: (a) a leitura de palavras; (b) a compreensão de textos (narrativos e informativos) na modalidade de leitura; (c) a compreensão de textos (narrativos e informativos) na modalidade oral. Cada teste é composto por versões equalizadas verticalmente para alunos do 1.º ao 4.º anos de escolaridade. Foi recolhida evidência de validade de critério para os cinco testes estudando-se, através de análises de correlação e regressão, a associação entre os resultados de cada teste e os resultados em outros testes de leitura, de memória e de vocabulário e, ainda, na avaliação dos professores. Estudou-se a dimensionalidade dos testes com recurso à análise fatorial confirmatória. Os resultados evidenciaram correlações estatisticamente significativas entre os testes e os critérios externos e permitiram confirmar a unidimensionalidade dos testes.
This research was supported by Grant COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-010733 from FCT
(Fundação para a Ciência e Tecnologia) and the European Regional Development Fund (FEDER)
through the European program COMPETE (Operational Programme for Competitiveness Factors)
under the National Strategic Reference Framework (QREN).

Publicação

Ano de Publicação: 2014

Editora: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)

Identificadores

ISBN: 978-972-8952-31-0