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“PApi – Pais por Inteiro” Programa de intervenção em grupo para o ajustamento pessoal e a promoção da coparentalidade positiva em pais divorciados

“PApi – Pais por Inteiro” Programa de intervenção em grupo para o ajustamento pessoal e a promoção da coparentalidade positiva em pais divorciados

Lamela, Diogo

;

Castro, Maria

;

Gonçalves, Tiago

; Figueiredo, Bárbara
| Instituto Superior de Psicologia Aplicada | 2009 | URI

Artigo de Jornal

O presente artigo apresenta o programa de intervenção em grupo para pais divorciados, Pais por Inteiro (PApi). Fundamentados na revisão da literatura com a qual o artigo se inicia, os objectivos gerais do programa – promover a coparentalidade positiva, a construção de um projecto de binuclearidade familiar e a reflexão e aprofundamento das trajectórias individuais de cada pai – são descritos, assim como as três macrocomponentes psicoterapêuticas ao longo das quais estes objectivos se desenvolvem – exposição dos processos de divórcio, partilha experiencial e treino de competências e mudança desenvolvimental. O artigo oferece ainda, no final, uma mais detalhada clarificação dos objectivos, materiais e actividades planeadas para cada das dez sessões que compõem o PApi.
This article presents the intervention program for
divorced parents, Pais por Inteiro (PApi). The main
goals of this intervention program, which are supported
by the revisited literature in which the article begins, are
to promote a positive coparenting style, to help creating
a binuclear family project and to help reflect about the
interpersonal pathways of each divorced parent. These
objectives are described as the three major psychotherapeutic
phases, from which these objectives evolve
– exposure of the divorce processes, experience sharing
and skills training and developmental change. In the
end, the present article also offers a detailed clarification
of the objectives, materials and activities which were
planned for each one of the ten sessions that PApi
involves.

Publicação

Ano de Publicação: 2009

Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Identificadores

ISSN: 0870-8231