Análise da relação entre os estilos educativos parentais, pensamento dialético e a satisfação parental
Cerqueira, Elga Patrícia Canje
Tese
Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência (MPCIA)
Os estilos educativos parentais têm sido associados a várias dimensões do desenvolvimento da criança. Na verdade, a evidência empírica sugere que existe uma associação entre a prática do estilo educativo autoritativo, e melhores resultados desenvolvimentais das crianças, nomeadamente, no desenvolvimento de competências sociais (Ren & Edwards, 2015). A prática de um estilo educativo autoritativo parece fazer exigências ao uso de um tipo de pensamento mais complexo, que tenha a flexibilidade necessária para aceitar a incerteza e olhar a mudança como um resultado positivo do crescimento. Por isso, propusemo-nos estudar a relação entre o uso do pensamento dialético e as práticas educativas. Noventa indivíduos, 24 pais e 66 mães, entre 22 e 54 anos, residentes em Portugal responderam a uma medida de pensamento dialético, a uma medida de estilos educativos e a uma medida de satisfação parental. Encontramos uma associação negativa entre o pensamento dialético e o estilo educativo autoritário. Não foram encontradas associações entre o pensamento dialético e o estilo autoritativo e o permissivo. Estes dados podem ser indicativos de que a medida de pensamento dialético, baseada na posição do respondente face a conflitos dualistas, é sensível a captar posturas autoritárias, mas não democráticas.
Parenting styles have been associated with various dimensions of child development. In fact, empirical evidence suggests that there is an association between the practice of a democratic or authoritative parenting style and better developmental outcomes for children, particularly in the development of social skills (Ren & Edwards, 2015). The practice of a democratic educational style seems to require the use of a more complex type of thinking, one that has the flexibility to accept uncertainty and see change as a positive outcome of growth. We therefore set out to study the relationship between the use of dialectical thinking and educational practices. Ninety individuals, 24 fathers and 66 mothers, aged between 22 and 54, living in Portugal responded to a measure of dialectical thinking, a measure of educational styles and a measure of parental satisfaction. We found a negative association between dialectical thinking and the authoritarian educational style. No associations were found between dialectical thinking and authoritative or permissive styles. These data may indicate that the dialectical thinking measure, based on the respondent's position in the face of dualistic conflicts, is sensitive to capturing authoritarian but not democratic attitudes.