Passar para o conteúdo principal

Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura

Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura

Matias, Helena

;

Rodrigues, Bruna Regina Silva

; Cadime, Irene Maria Dias; Ribeiro, Iolanda
| Universidad de A Coruña | 2022 | DOI

Artigo de Jornal

Vários estudos têm sugerido que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos
acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores
da aprendizagem inicial da leitura. No entanto, são mais escassos os estudos que visam
determinar em que medida estas variáveis permitem identificar com precisão os alunos
em risco na aprendizagem inicial da leitura, sendo esta a questão visada neste estudo.
A amostra foi constituída por 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades
compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os alunos foram avaliados no início do 1.º ano
com provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca
da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano foi-
lhes administrada uma prova de leitura de palavras. Os resultados da análise de
regressão logística indicaram que as variáveis em estudo não predizem o risco de
dificuldades na leitura no final do 1.º ano de escolaridade. Todavia, a análise de curvas
ROC sugeriu uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na
aprendizagem da leitura, tendo por base o desempenho em consciência fonológica.
This study was conducted at the Psychology Research Centre, School of Psychology, University of Minho,
and was supported by the Foundation for Science and Technology (FCT) through the Portuguese State
Budget (UIDB/PSI/01662/2020) and by the City Council of Guimarães.

Publicação

Ano de Publicação: 2022

Editora: Universidad de A Coruña

Identificadores

ISSN: 1138-1663