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Projeto Bússola: Impacto de um School-based Mentoring Program no envolvimento escolar de alunos do Ensino Básico

Projeto Bússola: Impacto de um School-based Mentoring Program no envolvimento escolar de alunos do Ensino Básico

Tese

Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada
Os programas de tutoria escolar são intervenções populares utilizadas para dar resposta a vários
problemas educacionais. Caracterizada como um processo educacional em que um adulto, geralmente
um professor, é emparelhado com um ou mais alunos para lhes providenciar suporte e orientação, a
tutoria tem sido considerada uma ferramenta relevante para resgatar alunos em risco de abandono
escolar precoce e para combater o baixo envolvimento dos alunos no seu processo de aprendizagem.
Em Portugal, o Ministério da Educação definiu, ao longo dos últimos vinte anos, várias políticas educativas
com o objetivo de proporcionar o apoio de um tutor aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Estas
políticas, de acordo com os relatórios nacionais, têm resultado na diminuição das taxas de abandono
escolar; no entanto, no que diz respeito ao envolvimento escolar dos alunos, as trajetórias de declínio
persistem. Além disso, a investigação existente indica que o envolvimento escolar dos alunos começa a
diminuir nos primeiros anos de escolaridade. Por estes motivos, são necessários esforços de remediação
e prevenção para combater as decrescentes trajetórias de envolvimento dos alunos mais vulneráveis nas
etapas iniciais e avançadas de escolaridade. A presente dissertação engloba três estudos com o objetivo
de contribuir para colmatar as lacunas identificadas na investigação e na prática educativa no âmbito da
tutoria e do envolvimento escolar. O primeiro capítulo permitiu conhecer o papel do envolvimento escolar
no ajustamento académico dos alunos e na sua permanência na escola a longo prazo, através do
mapeamento de 35 anos de investigação em envolvimento escolar. O segundo e terceiro capítulos
contribuíram para esclarecer como programas de tutoria cuidadosamente desenvolvidos podem ser
utilizados para providenciar suporte a alunos em risco de abandono escolar e que enfrentam a sua
primeira transição de escola, respetivamente. Ancorados em modelos teóricos robustos, os resultados
dos estudos desenvolvidos estão alinhados com a literatura existente que destacam a importância de
promover o envolvimento escolar o mais cedo possível, de modo a prevenir perdas na aprendizagem dos
alunos (à medida que a escolaridade avança). Implicações educacionais relevantes para as escolas foram
retiradas dos estudos, assim como diretrizes para trabalhos de investigação futuros.
School-based mentoring programs are popular interventions used to address several educational
problems. Characterized as an educational process in which a supportive adult, usually a teacher, is
paired with one or more students to provide them with guidance and support, mentoring has been
understood as a relevant tool to rescue students at-risk of early leaving and to counter students’
disengagement from education. In Portugal, the Portuguese Ministry of Education set, over the past twenty
years, several educational policies aiming to provide students struggling to learn with the support of a
mentor. These policies, according to national reports, have been resulting in a decrease of the dropout
rates; however, in what concerns students’ school engagement, the declining trajectories persist.
Moreover, extant research has shown that students’ school engagement starts to decline in elementary
school years. Therefore, both remediation and prevention efforts are needed to counter the declining
engagement trajectories of the most vulnerable students in both early and advanced stages of schooling.
The current dissertation encompasses three research works aiming to contribute to fulfill the gaps
identified in both research and educational practice on mentoring and school engagement. The first
chapter allowed to learn the role of school engagement in students’ academic adjustment and in school
long-term enrollment through mapping 35 years of research on school engagement. The second and third
chapters contributed to shed light on how thoroughly designed mentoring programs can be used to
provide support to students at-risk of early school leaving and facing their first school transition,
respectively. Anchored in robust theoretical models, results of all the works are aligned with extant
research highlighting the importance of fostering school engagement as early as possible to prevent losses
in students’ learning (as schooling progresses). Valuable educational implications for schools were
retrieved from the studies as well as future avenues for research.
This dissertation was supported by national funds through FCT - Fundação para a Ciência e a
Tecnologia – under the Grant Number SFRH/BD/132058/2017. This grant was funded by the state
budget of Ministry of Science, Technology and Higher Education and European Social Fund (FSE) budget
under Common Strategic Framework, namely through Human Capital Operational Program (POCH).

Publicação

Ano de Publicação: 2022

Identificadores

ISBN: 101610408